Adeus, 3G: Google Maps já pode funcionar totalmente offline

adeus-3g-google-maps-ja-pode-funcionar-totalmente-offline

Olha só que notícia boa, o Google Maps vai funcionar totalmente offline! É isso mesmo! Os usuários de Android vão ser os primeiros a receber este update! Mas logo, logo ela já estará disponível no sistema iOS. Aeee!

O Google Maps adicionou uma ferramenta Áreas Offline, ou seja, um novo recurso que ajudará qualquer pessoa a ter acesso offline ao mapa da região que quiser sem depender do sinal 3G/4G instável ou de cobranças de pacotes adicionais. Bom, né?!

Eu adorei essa notícia, porque mesmo sabendo que a internet móvel é uma ótima solução, nem sempre ela funciona como deveria, não é mesmo? Principalmente, quando você precisa confirmar um endereço no Google Maps e não dá certo, porque o sinal está fraco ou dependendo da região o 3G não pega. Pois é, agora essa história vai mudar a partir de já.

Google Maps em versão mais básica

Bom, neste comecinho da experiência, o Google optou por lançar uma versão mais básica, até porque as pessoas precisam ir testando, mas a ideia é que futuramente a empresa ofereça uma versão ainda mais completa, tá?

Como vai funcionar

Você faz o download do seu mapa em casa com a internet. De acordo com o Google, esse mapinha pode até ter uma boa área de abrangência, desde que respeite o peso de até 2,5 GB. Explicando melhor: você pode ter acesso offline a um mapa que abrange a Grande São Paulo, São Bernado do Campo e parte de Santana de Parnaíba, por exemplo, isso dá em torno de 300 MB para se ter uma ideia do tamanho da localização, tá!

Depois do download,  você conseguirá navegar neste conteúdo, para então realizar comandos de voz e olhar o mapa inteiro igualzinho à versão online. Mas, vale lembrar que, no momento essa função só faz rotas para quem vai usar o carro pra sair, ou seja, ela ainda não tem rotas a pé ou de transporte público, tá! Tomara que não demore muito pra eles adicionarem, não é mesmo?!

Gente, de qualquer forma, todas as informações básicas são mantidas como nomes de restaurantes, aeroportos, hospitais, parques e muito mais. Um detalhe importante: todos os mapas baixados têm um período de validade de 30 dias, até porque o pessoal do Google não acha seguro manter por tanto tempo as suas rotas desatualizadas. Afinal, as ruas podem mudar de sentido ou coisas parecidas. Gostei desse cuidado, viu?

Disponibilidade

Olha só, essa atualização já começou a ser distribuída, mas ela vai chegar aos pouquinhos pra todo mundo, isto é, caso você não tenha recebido ainda, não se preocupe, porque o Google disse que até a semana que vem, todos os smartphones com o sistema operacional Android receberão esse update, tá?

E aí, me conta, o que achou dessa novidade para o Google Maps?