Acabou o suporte pro Windows 7. O que você deve fazer? Descubra!

Oi, gente! Vocês sabiam que a Microsoft parou o suporte do Windows 7 esta semana? Pois é, como acontece com algumas versões do sistema operacional que vão ficando mais antigas (como aconteceu com o Windows XP), eles fazem isso para que mais pessoas atualizem e passem a usar as versões mais recentes.

Mas, e quem usa Windows 7, o que deve fazer? Vem que eu explico! 

O que acontece com o Windows 7?

Parar de dar suporte quer dizer que a Microsoft não dará mais nenhum suporte técnico para o sistema na versão 7 e também não vai liberar mais nenhuma atualização de segurança. Ou seja, quem usa o Windows 7 vai ficar mais vulnerável a vírus porque não vai ficar recebendo esses updates.

Pode acontecer também de alguns programas que foram feitos especialmente para o Windows 7 não terem atualizações, ficando também vulneráveis.

Como eu faço pra mudar pro Windows 10?

Se você tem um Windows 7 e quer garantir a segurança mudando para o Windows 10, existem duas formas. Se você tem instalado o Windows 7 original, a boa notícia é que mesmo que tenha já passado a época de atualização gratuita divulgada pela Microsoft, ainda dá pra instalar ele de graça.

Tudo o que você precisa fazer é ir no site a Microsoft clicando aqui e baixar o Windows 10. Para isso é só clicar em “Baixar a ferramenta agora”.

Depois disso você roda ela no computador, espera enquanto ele faz alguns preparativos e clica em “Aceitar” os termos. Ele então vai perguntar o que você deseja fazer. Escolha a opção “Atualizar este computador agora”. Em seguida, avançar.

Pronto, ele vai instalar gratuitamente. Mas lembrando que tem que ser a versão original, tá? 

Caso você não tenha a versão original, ainda dá para comprar o pacote do Windows 10 Home. Pra saber mais sobre ele e já garantir o seu é só clicar aqui.

E enquanto eu não mudo?

Pode ficar tranquilo. Enquanto você se prepara para trocar o seu sistema operacional, ainda dá pra usar o Windows 7 normalmente, tá? Pra quem usa o computador pra navegar na internet, responder e-mail, assistir filmes, pode fazer essa atualização com calma. Claro, seu computador vai estar mais vulnerável, então o aconselhável é fazer o quanto antes.  Se tiver coisas muito importantes nele, não perde tempo não 😉

Uma dica é deixar um antivírus sempre atualizado funcionando. Também é bom se livrar de arquivos que você não usa mais e desinstalar programas que estão no seu computador há muito tempo e que não estão sendo usados também, tá?

E aí, conhece alguém que ainda usa o Windows 7? Então marca aqui pra eles já ficarem ligados! 😉