A função tão esperada chegou. Saiba como fazer pagamentos pelo WhatsApp!

Oi, gente! Olha só que notícia boa: o WhatsApp lançou o recurso de pagamentos pelo aplicativo no Brasil! Isso mesmo, agora já dá pra ou enviar ou receber dinheiro pelo próprio mensageiro sem precisar de nenhum aplicativo extra pra isso, e serve tanto pra contas de pessoas físicas quanto pra pequenas empresas, tá?

Além de usar pra transferir ou receber dinheiro de amigos e familiares, você também vai poder comprar produtos oferecidos por contas de negócios, ou seja, de empresas que usam o WhatsApp Business. Muito legal, né? Vem saber mais sobre a novidade!

Pagamentos pelo WhatsApp

Esse recurso estava já sendo testado na Índia há algum tempo, porém aqui ele chega através do Facebook Pay. Mas não se preocupe, não é preciso ter o Facebook no celular pra poder usar, tá? É porque o Facebook que é a empresa dona do WhatsApp, então eles usam sistema de pagamento.

Por enquanto eles vão aceitar pagamentos tanto de cartões de débito quanto de crédito do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, mas eles já afirmaram que vão adicionar mais parceiros com o tempo.

E pra tudo ser o mais seguro possível, as transações são feitas com o uso de um código PIN de seis dígitos, ou seja, uma senha já cadastrada, ou se você preferir pode usar também a biometria, que é a impressão digital caso seu celular tenha o leitor.

Se você for fazer transferência entre amigos e familiares na conta de pessoa física, não tem nenhuma taxa extra por isso, tá? Mas nesse caso só pode ser feito por um cartão de débito. Ah, e também tem limite de transações por dia, que é de R$ 1 mil. E pra receber, o limite é de 20 pagamentos por dia e um valor de até R$ 5 mil por mês.

Já pra contas empresariais, dá pra usar o cartão de crédito, porém terá uma taxa, tá?

Esse recurso vem com o objetivo de facilitar principalmente as vendas. Isso porque a empresa pode oferecer um catálogo de produtos pelo WhatsApp e o cliente pode escolher e pagar, tudo pelo aplicativo. Bem mais fácil, né?

Como fazer a transferência?

Pra usar o novo recurso de pagamentos, você deve cadastrar um novo cartão de crédito ou débito (que seja válido). No processo você vai ter que fornecer seu nome, CPF e cadastrar uma senha, tá?

Então a partir daí as conversas já vão ter a opção de ou solicitar dinheiro ou enviar dinheiro. Dá só uma olhadinha como funciona:

Ah, e pra cadastrar o cartão, você pode seguir o mesmo caminho de ir no ícone de clipe de papel, escolher a opção pagamento, inserir o valor e clica em “Adicionar forma de pagamento”. E aí é só colocar os seus dados e do do cartão. 

E quem tem uma conta no Facebook Business, pra aceitar receber pagamentos de clientes pelo recurso, o processo é esse:

E aí, o que achou dessa novidade? Acha que vai ser sucesso aqui no Brasil? Já marca os amigos pra espalhar a notícia 😉