A Blind Legend: um jogo criado para deficientes visuais

a-blind-legend-um-jogo-criado-para-deficientes-visuais

Taí uma campanha de crowdfunding, hora da tecla SAP: que nada mais é do que financiamento colaborativo, que dá orgulho ter dado certo: o jogo “A Blind Legend” (Uma lenda cega, em tradução livre), criado para deficientes visuais foi lançado após ter arrecadado R$ 120 mil em doações. Uauuu!!!

Gente, a aventura conta a história de um cavaleiro que tem que atravessar uma floresta cheia de perigos para salvar a sua mulher. Mas, como ele faz isso é que é todo o segredo: não existem gráficos. A tela é escura o tempo todo, e toda a narrativa é através de efeitos sonoros. Um rio distante, os pássaros no céu, inimigos, tudo otimizado para um dos sentidos mais sensíveis em quem tem problemas visuais, a audição.

A tecnologia por trás disso se chama microfonação binaural. Mais uma hora da tecla Sap, né? Funciona assim: ao criar as trilhas e efeitos sonoros, microfones são colocados em várias partes da face de um manequim para, assim, simular a forma como ouvimos os sons ao nosso redor. O efeito é um sistema de som 3D muito realista que ajuda a passar toda a emoção que o jogo necessita.

E olha só que legal, “A Blind Legend” tem versões para computador e dispositivos móveis, assim você utiliza o mouse e os movimentos do smartphone, respectivamente, para simular as ações da espada, que ajuda o herói a enfrentar seus inimigos ao longo do caminho.
Que tal dar uma olhadinha no trailer do jogo, hein!?. Uma dica: use fones de ouvido!

E aí gostou? Que máximo poder incluir todos em aventuras no mundo dos games, né? Adorei! E você, tem alguma dica de diversão inclusiva? Comente aí!