7 recursos que o VLC Media Player tem

7-recursos-que-o-vlc-media-player-tem

Se você adora aplicativos multitarefas e versáteis, hoje eu tenho alguns segredinhos para revelar sobre o VLC Media Player. Na verdade, ele é um reprodutor de mídia com recursos de áudio e vídeo superbacanas, mas que muita gente ainda não conhece. E melhor: gratuito. Já sabe, né? Vem com a Lu, que eu conto tudo – mesmo!

O VLC tem como atrativo uma interface básica voltada aos usuários leigos. O aplicativo está presente em boa parte das plataformas contemporâneas, como Windows, Mac, Linux, Android e iOS. E, acredite, ele é o media player preferido de muita gente que já faz uso de programas desse tipo! E tudo porque ele tem suporte completo para múltiplos formatos de arquivos, além de ser repleto de funcionalidades. Legal, né?

Mas, gente, olha só: a lista de recursos do VLC é tão vasta que eu pensei numa forma de listar pelo menos 7 deles que achei bem úteis e interessantes pra você. Dá uma olhadinha!

1. Converta arquivos de mídia

Se você ainda costuma baixar aqueles programas pesados para converter arquivos de áudio ou vídeo, além de recursos extras pra que eles possam funcionar no seu computador, seus problemas acabaram! O VLC converte arquivos de mídia. Por exemplo, você pode usar para fazer um vídeo menor para um dispositivo móvel, converter uma música de um formato para outro, ou mesmo para extrair o áudio de um vídeo e salvar como um arquivo separado. Legal, né?

Para fazer isso, é só clicar no menu Mídia e em seguida no Convert/Save. Depois selecione o arquivo que deseja converter. Daí, você clica lá no botão Convert/Save de novo e seleciona o tipo de arquivo (o formato) final que você quer. Use o botão Editar do perfil selecionado para ajustar as configurações de codificação de vídeo, um ícone que tem uma chave de fenda e uma chave de boca. Prontinho, arquivo convertido. 😉

7-recursos-que-o-vlc-media-player-tem-1

2. Grave sua área de trabalho

Olha só que legal! Você pode carregar o seu desktop por meio do VLC como um dispositivo de entrada. Isso quer dizer que você pode usar o recurso Convert/Save para salvar um vídeo do seu desktop! Como? Transformando o VLC em um software de captura de tela. Para isso, vá lá no menu Mídia, em Convert/Save e, na aba Dispositivo de Captura, selecione o modo para Área de Trabalho. Daí, conforme no modelinho abaixo, modifique a taxa de quadros para uma desejada. Uma dica: entre 15 e 29 está ótimo.

7-recursos-que-o-vlc-media-player-tem-2
Clique no botão Convert/Save e escolha os parâmetros que você deseja. Em seguida, clique no Procurar, e dê um nome ao seu arquivo final. Você pode fazer qualquer alteração, é só clicar no ícone da chave de fenda e chave de boca. Esse recurso é ótimo para quem quer mostrar para outra pessoa o que está fazendo ou dar instruções. Sabe, como naqueles perfis do YouTube que dão dicas de efeitos em programas de edição de imagem, por exemplo? Bem útil!

7-recursos-que-o-vlc-media-player-tem-3

3. Podcasts

Os podcasts são aquelas gravações em áudio, bem parecidas com os programas de rádio de antigamente, sabe? Hoje em dia já tem muita gente que aproveita esse recurso e disponibiliza seus podcasts nos sites ou blogs para os internautas que acompanham. É bem legal! É uma maneira de você se manter informado sobre vários temas.

E se você também quer acompanhar seus podcasts preferidos, o VLC também pode fazer isso! Para usar é bem simples: basta clicar no menu Exibir, depois em Lista de reprodução. Nas opções laterais, role ou passe o mouse em Podcast. Um sinal de + vai aparecer e você só precisa clicar no botão e na caixa que abrir. Por último, insira a URL do podcast.

7-recursos-que-o-vlc-media-player-tem-4

4. Acesse remotamente

O VLC Media Player tem um servidor HTTP integrado que você pode habilitar, configurar e acessar remotamente por meio de um navegador web. Isso permite que você controle remotamente um PC Media Center, uma espécie de central com controle de reprodução e fila de arquivos de áudio ou vídeo através de um navegador web (como Chrome, Explorer, Firefox). Da mesma forma que você usa na sua casa, só que com esse recurso, você pode acessar da rua, do escritório, da casa de um amigo…

Para deixar configurado, vá em Tools (Ferramentas) e Preferências. Bem embaixo na janela de configurações, escolha a opção Detalhado em Exibir configuração. Procure Interface, depois Interfaces principais e marque a caixa de seleção Web. Pronto! Agora você pode controlar de onde desejar.

7-recursos-que-o-vlc-media-player-tem-5

Para que as configurações feitas lá em cima tenham efeito, reinicie o VLC. Toda vez que o VLC for iniciado, o seu servidor também será. Não precisa deixar seu computador ligado para acessar de longe, viu? Tudo é feito online. Mas, para funcionar direitinho, abra o navegador Web e acesse este endereço: http://localhost:8080/ para habilitar aos controles. Assim, se você for acessar de outra máquina pela rede, você vai ter digitar o IP da máquina que tem o VLC (o seu IP), por exemplo: http://192.168.1.12:8080/  daí você vai poder controlar à distância. Prático, né?

5. Veja vídeos do YouTube no VLC

Olha que beleza! Você também pode ver vídeos do YouTube diretamente no VLC. Basta copiar o link do vídeo que quer assistir e ir ao menu Mídia. Lá, selecione Fluxo de rede e cole o link. Clique em Reproduzir e divirta-se!

6. Escute rádio pela internet

Sabia que você pode pesquisar por estações de rádio de dentro VLC? Tudo de graça! Esse diretório fica lá no mesmo lugar do Podcast, só um pouco mais abaixo, em “Icecast Radio Directory”. Faça uma pesquisa pelo tipo de música que você quer ouvir ou consulte as estações de rádio. Demais, né?

7-recursos-que-o-vlc-media-player-tem-6

7. Efeitos de vídeo e áudio

Se você é do tipo que adora se aventurar em criações, o VLC pode te ajudar! Com ele você aplica efeitos de som, vídeo e ajusta o modo de áudio de um vídeo, além de poder sincronizar. Pra fazer isso, clique no menu Ferramentas ou Tools e selecione Efeitos e Filtros. A partir daqui, você pode aplicar efeitos, como recorte, rotação, sobreposição ou colorir um vídeo. Uma diversão só!

7-recursos-que-o-vlc-media-player-tem-7

Curtiu? Então aproveite todas as funções do VLC Media Player! Ah, e se você tem um iPad, o tablet da Aplle, pode ver aqui outro uso legal para esse programa!

Qual dessas funcionalidades você gostou mais de saber? Conta pra mim!