6 inovações tecnológicas que a Olimpíada de Tóquio trará ao mundo

6-inovações-tecnológicas-que-a-Olimpíada-de-Tóquio-trará-ao-mundo

Gente, as Olimpíadas no Brasil foram um grande sucesso e já deixaram saudades, não é mesmo? Mas, os próximos Jogos Olímpicos de Verão acontecem em Tóquio e prometem grandes e boas surpresas para os atletas e para quem ama esporte. E você sabe que os japoneses não brincam quando o assunto é tecnologia, né? Dá uma olhadinha nas possíveis novidades que a capital do Japão pode trazer ao mundo em 2020!

 Ar puro: cidade movida a hidrogênio

Olha só, para os Jogos Olímpicos de 2020, o ex-governador de Tóquio, Yoichi Masuzoe, disse ao jornal Wall Street Journal que quer transformar a capital japonesa em uma cidade movida a hidrogênio, ou seja, um lugar com índice zero de poluição. Aliás, a ideia é que a Vila Olímpica seja toda movida a hidrogênio, sabe? E ainda, de acordo com o site AutoBlog, o governo de Tóquio também pretende colocar na rua pelo menos 100 ônibus e seis mil carros movidos a esse tipo de combustível e que os dormitórios dos atletas e a salas de imprensa tenham eletricidade também produzida a partir do hidrogênio. Adorei!

Táxi autônomo

Tudo indica que os táxis autônomos, também chamados de carros robóticos ou carros sem motorista, serão uma realidade em 2020. Tanto que a Robot Taxi, que é a empresa responsável pela produção destes automóveis, já começou os testes de campo em março deste ano. Atualmente, cerca de 50 pessoas utilizam o carro autônomo para executar tarefas básicas, como ir ao supermercado, acredita? Olha que legal, esse taxi autônomo tem uma câmera chamada de Robovision para navegar e ele pode ser solicitado a partir de um aplicativo no smartphone! Impressionante, não é mesmo?

Altíssima definição: transmissão dos jogos em 8k

Imagem é tudo! E para os Jogos Olímpicos de Tóquio, todas as competições serão transmitidas em 8K. Isso quer dizer que a resolução será 16 vezes mais alta do que a alta definição padrão. Uau!

Tradução instantânea

Como se sabe, o país sede da Olimpíada tem que abrigar milhares de atletas de mais de 200 países. Ou seja, são muitas pessoas falando várias línguas, não é mesmo? Para que o idioma não se torne uma obstáculo, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e de Comunicações do Japão vai oferecer um aplicativo capaz de fazer traduções em tempo real! E olha que legal: o VoiceTra já entende 90% do conteúdo falado. Até agora, o app consegue traduzir frases em inglês, japonês, coreano e chinês. Mas, a promessa é que em 2020, o app seja capaz de fazer traduções em 10 línguas. O VoiceTra também ficará disponível para o público em computadores e telefones em locais turísticos. 😉

Show de tecnologia: chuva de meteoros artificial

Gente, assim como foi um espetáculo no Rio de Janeiro, a cerimônia de abertura da Olimpíada em Tóquio também promete ser um show tecnológico. Tanto que uma chuva artifical de meteoros já está sendo desenvolvida por lá. Olha como funciona: A ideia é construir um microssatélite em formato de cubo que será lançado para o espaço. E olha que demais: de lá, ele irá atirar minúsculas esferas que, por causa da fricção com o ar, irão brilhar enquanto voam pelo céu. Lindo, né?

Tudo em prol do meio ambiente: algas como combustível para aviões

A Boeing quer levar os turistas para os Jogos Olímpicos de Tóquio com aviões movidos a alga marinha. Como assim, Lu? Pois bem, essa empresa fez uma parceria com mais de 40 organizações, entre elas as companhias aéreas All Nippon Airlines e Japan Airlines, para desenvolver um combustível à base de algas.

A alga é uma fonte de energia que diminui as emissões de dióxido de carbono em até 70% em comparação com os combustíveis fabricados a partir do petróleo. Como fonte de energia alternativa, as algas crescem rapidamente e podem produzir 60 vezes mais óleo! Excelente, né?

E aí, me conta, você já está ansioso para as Olimpíadas de 2020 em Tóquio? Das inovações que eu te contei, quais você gostou mais?