5 dicas para ficar mais protegido em serviços de armazenamento em nuvem como o Google Drive

Oi gente! O armazenamento de nuvem é muito bom porque não precisa de nenhum aparelho externo e é rápida e simples, podendo ser acessado a qualquer momento, né? Entretanto, é preciso ter cuidado para que seus arquivos fiquem sempre bem protegidos.

Por isso hoje eu vou te dar 5 dicas bem legais pra manter a segurança em serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive.

Use o duplo fator de autenticação

Embora muitas pessoas não achem que isso é importante, usar um fator de dupla identificação é muito eficiente pra deixar seus serviços mais seguros. Com eles, você garante que mesmo que alguém consiga ter acesso a sua senha, por exemplo, ainda não consigam ter acesso ao serviço, já que a pessoa não vai conseguir burlar a segunda etapa de identificação.

Ela pode ser uma senha ou código PIN que é enviado para o seu celular, pode ser um token externo ou até mesmo a impressão digital. Pra fazer login pela primeira vez em um aparelho, é preciso passar por essas duas etapas.

Muito cuidado ao instalar aplicativos e plugins de terceiros

Embora os plugins possam facilitar bastante o uso de páginas da internet e oferece facilidades na navegação, é preciso ter cuidado antes de instalar um e usar com o seu serviço de armazenamento em nuvem.

Antes de tudo, veja as avaliações daquele plugin, principalmente das pessoas que já instalaram, para se certificar de que ninguém teve problema com ele. Uma boa dica também é dar uma olhada na política de privacidade do provedor, pra saber se ela está bem certinha.

Use a criptografia de dados

Se seus dados estiverem criptografados, mesmo que um hacker tenha acesso ao seu serviço de armazenamento, ele não vai conseguir ter acesso ao conteúdo, já que os dados estarão protegidos e só podem ser acessados por quem tem a chave de descriptografia.

As melhores soluções de criptografia são as que oferecem o Padrão de Criptografia Avançada, também conhecido por AES, que é a sigla em inglês.

Gerencie suas permissões

É muito comum que você compartilhe alguns arquivos com outras pessoas, como no google docs, por exemplo, ou planilha. Quando fizer isso, fique de olho no tipo de permissão que aquela pessoa tem. Ela pode só conseguir ler o conteúdo ou pode ter permissão também para editar.

Cuidado com os dados compartilhados

Ainda que seja necessário compartilhar arquivos nos serviços de nuvens, sempre se atente ao tipo de dados que as pessoas terão acesso. Se forem informações confidenciais ou pessoais sobre você ou sua conta, tenha certeza de que apenas pessoas de confiança terão acesso a eles.

E aí, o que achou dessas dicas? Conhece alguém que precisa de algumas dicas de segurança? Já marca aqui! 😉