VAR: Saiba tudo sobre o árbitro de vídeo, uma das grandes estrelas desse Mundial!

Oi, gente! Vocês já viram que os árbitros agora contam com uma ajudinha extra em campo, né? E, por “ajudinha extra”, eu quero dizer dezenas de pares de olhos extras no campo, através de câmeras estrategicamente posicionadas. Isso mesmo, é que agora foi implantado um sistema chamado de VAR, que é a sigla em inglês para Video Assistant Referee (em tradução livre, seria algo como árbitro assistente de vídeo). Quer entender melhor como ele funciona? Eu te explico tudo!

Como funciona o VAR?

O VAR funciona assim: várias câmeras são colocadas no campo, focando em locais específicos e transmitindo todas as imagens do jogo para uma sala onde tem vários profissionais. Durante todo o jogo essas câmeras registram tudo, em todos os detalhes, e os profissionais podem rever jogadas, lances e faltas com (muito) mais cuidado!

Mas isso não quer dizer que o VAR é utilizado a todo momento, tá? Para evitar isso, ficou definido que esse sistema só pode ser utilizado em quatro situações específicas.

A primeira é durante o gol. O VAR pode ajudar o juiz a ver se aconteceu alguma infração que possa anular o gol. A segunda é em caso de pênaltis, assegurando se a marcação ou a falta de marcação de um pênalti foi correta ou não. E olha que interessante: na Copa de 2014, que aconteceu aqui no Brasil, foram 13 pênaltis marcados em todo o torneio. Nesta, já foram 11, sendo que 5 deles foram com a ajuda do VAR. E olha que nem acabou a fase de grupos ainda, hein!

Bom, a terceira situação é em casos que envolvem cartão vermelho, para garantir que os jogadores recebam a punição de forma correta e justa. E por último, o VAR pode ajudar o árbitro caso ele tenha alguma dificuldade em identificar qual jogador fez uma infração.

Como o VAR é usado?

Olha só, o VAR pode ser solicitado pelo juiz da partida ou até mesmo caso os profissionais na sala notem um lance duvidoso e comuniquem o juiz através de um fone de ouvido. O juiz pode confiar na decisão dos assistentes sem questionar ou ainda pode pedir para ver as imagens em um tablet ou monitor, na lateral do campo.

Isso aconteceu no jogo França x Espanha, por exemplo. No gol da Espanha, um árbitro auxiliar levantou a bandeira de impedimento. Mas, o árbitro principal pediu para os assistentes do VAR revisarem as imagens, pra definir se existiu mesmo impedimento ou não. Eles conseguem ver a jogada em diferentes ângulos. Aí, eles entraram em contato com o árbitro, passaram as imagens para ele através do tablet, comprovando que o jogador espanhol não estava impedido. O gol da Espanha então foi validado. Legal, não é?


Quem são os profissionais por trás das telinhas?

A sala do VAR tem vários monitores e telas mostrando as mais diversas jogadas em vários ângulos. Os profissionais responsáveis por checar os lances são juízes e ex juízes de futebol, que entendem bem o regulamento, as normas, e podem decidir entre a validade ou não de infrações. Mas na sala não ficam só os juízes não, também são colocados técnicos de vídeos, pessoas que sabem mexer nos equipamentos de monitoração e que podem selecionar as melhores imagens e os melhores ângulos. Ou seja, tudo é bem profissional e bem organizado!

Caso o juiz em campo queira ver uma imagem de um lance específico, basta fazer um sinal no ar como se estivesse desenhando uma TV. Pronto, a equipe do VAR já entra em ação para ajudar na decisão.

Controvérsias do sistema

Apesar do cuidado em manter tudo o mais justo possível, não é todo mundo que gosta do VAR, viu? É, algumas pessoas estão questionando se o uso do VAR está realmente ajudando ou atrapalhando, e se ele está mesmo sendo justo. Uma das polêmicas envolve inclusive o jogo do Brasil no último domingo, contra a Suíça. A Confederação Brasileira de Futebol, ou CBF, está questionando por que o juíz não solicitou a revisão de um dos lances do jogo. Justamente o lance que validou o gol da Suíça, e que de acordo com a Confederação não deveria ter acontecido, já que houve uma falta no jogador Miranda.

E como não podia deixar de ser, aqui no Brasil, o VAR já rendeu alguns memes na internet. Dá só uma olhada na criatividade da galera:

E aí, já conhecia o sistema do VAR? Achou mesmo que ele deixou a desejar no jogo do Brasil? Me conta nos comentários 😉