25 ferramentas para facilitar sua vida

25-ferramentas-para-facilitar-sua-vida-1

Estava pesquisando sobre algumas ferramentas e aplicativos que possam facilitar sua vida no dia a dia, sabe? Especialmente para quem precisa ganhar tempo e organizar os trabalhos da faculdade ou criar um site, gerenciar equipes, dar um gás naquele projeto pessoal que ficou guardado na gaveta e até abrir um negócio próprio. Por que não? Já sabe, né? Vem com a Lu que eu conto tudo!

Para a suuua alegria, rs… encontrei uma porção de ferramentas gratuitas que prometem dar aquela força na sua vida pessoal e profissional! Com a ajuda delas, você pode criar e planejar suas tarefas da forma que desejar. Não importa a área em que você trabalhe, é possível aproveitar os recursos que eu selecionei com muito carinho pra você. Dá uma olhadinha!

1 – Crie seu site

Com a plataforma Wix você pode criar o seu site “na faixa” e do jeitinho que quiser. Além de oferecer templates incríveis, ele é muito fácil de personalizar e você não precisa entender de programação. Ah, só pra você não ficar com dúvida, o template é o layout do site, a carinha dele. 😉

2 – Material Design

O Google Design liberou um pacotão com 750 ícones para você usar como quiser. Dá uma conferida nos exemplos abaixo:

25-ferramentas-para-facilitar-sua-vida-2

3 – Imagens gratuitas

O All Free Stock Photo é um agregador com os mais diversos sites que disponibilizam imagens para uso livre! São fotos, vídeos e ícones que você pode colocar em trabalhos e sites, por exemplo. Aproveita!

4 – Organizador online

Se você vai mexer com isso ou já tem uma rotina voltada às vendas, esta dica vai ser boa! De uma forma simples, o Agendor é uma ferramenta que permite controlar os processos comerciais com a possibilidade de extrair análises e relatórios detalhados. Assim, você pode organizar informações de clientes, acompanhar as vendas em andamento e analisar os negócios.

5 – Compartilhar Artigos

Como se sabe, as redes sociais são muito importantes na divulgação do seu projeto. Por isso, não se esqueça de adicionar os ícones de compartilhamento das redes sociais no seu blog ou site. Para isso, você pode utilizar o serviço gratuito AddThis. É só seguir o passo a passo. A instalação dos ícones leva menos que 5 minutos e já funciona imediatamente.

6 – Usabilidade

Caso você já tenha um site e queira saber se ele está fácil de ser usado ou se os clientes vão encontrar tudo o que precisam nele, o Teste sua usabilidade é uma ferramenta ótima. Você só tem que se cadastrar, enviar o endereço do seu site e esperar pelo feedback. E o melhor: é de graça!

 7- Dropbox

Este aqui já é bem conhecido, mas sempre vale a dica! Com o Dropbox você salva arquivos em uma base que pode ser vista de qualquer lugar. Da sua casa, da casa da vó, do escritório, na rua, em uma lan house. É possível acessar documentos, fotos, vídeos por outros aparelhos, como computador ou tablet, além de compartilhar arquivos com pessoas selecionadas. Suuuperprático!

8 – Twitter Search

O Twitter você também já conhece, né? A rede social dos 140 caracteres ainda movimenta bastante a internet. Além de ter seu perfil pessoal para conversar com amigos e compartilhar links bacanas, ela tem uma ferramenta que pode ajudar e muito o perfil da sua empresa! O Twitter Search permite saber o que as pessoas estão dizendo do seu produto ou serviço. É só buscar por palavras-chaves e acompanhar o que estão postando!

9 – Flat Icon

Flat Icon é na verdade um repositório com milhões de ícones divididos por categorias. Com ele você tem a vantagem de poder utilizar em diversos formatos de arquivos. Você escolhe qual é melhor para os programas que usa. 😉

10 – WeDoLogos

É uma plataforma para criar logos para pequenos negócios. E olha que legal, dá para você criar o próprio site e outras peças também. A ideia inicial da WeDoLogos é  ser intermediária entre o designer que atua como freelancer e os micro e pequenos empreendedores que desejam fazer uma arte para o seu negócio.

11 – Google Analytics

O  Google Analytics é um recurso de coleta e análise do Google. Excelente para você monitorar a sua página e ver o que está te trazendo mais resultados e visitas.

12 – doCapture

A ferramenta doCapture faz um print screen completo do seu site e redimensiona para o tamanho que você precisar. É só preencher com o endereço do site e as medidas em pixels da imagem. Além disso, dá para escolher se você quer a figura final em JPG ou PNG.

13 – Gerenciamento de equipes

O Run run it é uma plataforma para gerenciamento de equipes que pode ser usada tanto para um começo de projeto ou para as tarefas da faculdade, por exemplo. O primeiro passo é cadastrar a empresa ou o time de trabalho na ferramenta. Não precisa de CNPJ e você pode até usar o seu endereço de Gmail pra se cadastrar! Depois, é só adicionar os usuários e distribuir tarefas a cada um deles. Fácil, gratuito e sem burocracia.

14 – Yahoo Smush it

Com o Yahoo Smush.it você reduz o tamanho das imagens sem perder qualidade! Funciona assim: você acessa o Yahoo Smush.it escolhe a imagem que quer reduzir, faz o upload, isto é: carrega a imagem desejada, e clica em Smush. Aguarda uns segundinhos e pronto é só baixar. A imagem vai estar menor, leve e com a qualidade de antes!

15 – Turbo Store

Quer ter uma lojinha virtual? Com o Turbo Store você cria em cinco passos uma loja online para vender seus produtos ou serviços na internet. Não é preciso saber programar ou ter técnicas de design. Nada disso! Essa ferramenta gratuita é integrada com os serviços de entrega de encomendas dos Correios, o que é uma facilidade que pode ser oferecida aos clientes.

16 – Listas de tarefas

Use o Trello se deseja criar listas de tarefas para cada um dos seus projetos, com etapas a fazer, em andamento e feitas. Bem simples. Aliás, já falei sobre ele aqui!

17 – Lucidchart

Uma ótima ferramenta para projetos visuais. Eles te ajudam a montar diagramas, mapas mentais ou qualquer outra coisa que você precisa organizar visualmente.

18 – Mural Interativo

O Mural.ly é uma espécie de mural interativo onde você pode compartilhar suas tarefas e ideias com a equipe. Também é um aliado para quem tem vários projetos diferentes, já que ajuda a organizar anotações, recados e lembretes. Para utilizá-lo basta se cadastrar no site! O serviço é gratuito durante um mês de teste e ideal para quem tem uma empresa que pode bancar os custos dos meses seguintes ou dividir o valor entre a turma que vai usar.

19 – Mailchimp

Uma ótima maneira de construir e gerenciar sua lista de contatos de e-mail formada por clientes ou leitores. Você pode usar gratuitamente para os primeiros 2 mil assinantes da sua lista.

 20 – Crie formulários

Se você quiser fazer pequenos questionários ou deixar campos que o visitante do site tem que preencher, o Wufoo te ajuda! Todo o serviço é gratuito e muito fácil de usar. Você se cadastra, cria seu formulário, depois incorpora em seu site seguindo as dicas de como fazer. Aí pode coletar e analisar os dados que chegam pra você por meio de um relatório.

21 – Evernote

Com esse aplicativo você faz anotações, tira fotos, cria listas de tarefas, digitaliza cartões de visita, grava lembretes de voz e organiza todas essas informações num banco de dados acessível pelo computador, celular ou até mesmo do website do Evernote. Show, né?

22 – DeskTime

Permite saber – literalmente – quanto tempo você gasta em atividades improdutivas (ou de distração) e o quanto isto pode afetar suas metas. Olha só que interessante: esse aplicativo analisa os movimentos do seu mouse identificando os programas acessados. Os dados são enviados para um painel de controle, que ajuda a mensurar a produtividade de cada um da equipe. E o aplicativo é gratuito! Bom pra entender por que aquele trabalho da faculdade está demorando tanto para sair, né? Rs…

23 – Remember the Milk

Ferramenta gratuita e muito útil. Com ela você pode gerenciar tarefas de qualquer lugar – através do seu desktop, celular e outros equipamentos. E ele se integra com o Google Agenda, para que você nunca se esqueça do seu leite ou qualquer outra coisa em sua lista de afazeres, por exemplo. 😉

24 – Gestão de comentários

Comentários sempre são bem-vindos! Então, nada melhor do que fazer a gestão de forma simples e efetiva com a ajuda do Disqus Comment System. Com ele você pode aprovar, deletar comentários, ver uma lista de todos os que já foram respondidos… É bem fácil de usar!

25 – Team Viewer

Com o Team Viewer você acessa outros computadores à distância com muita facilidade. Além do acesso remoto, é possível ainda iniciar reuniões, quase como em um bate-papo. Já imaginou se você perde o pen drive e precisa muito de um arquivo? É só acessar seu PC de casa de onde estiver e mandar o documento por e-mail, por exemplo!

Viu só quanta coisa boa para te ajudar? Agora é só escolher as ferramentas que mais te agradam e colocar a mão na massa para fazer ou melhorar seu site, organizar tarefas e estudos e dar um up seu negócio!

E aí, você conhece alguma outra ferramenta gratuita como essas?