10 profissões que podem existir no futuro

10-profissoes-que-podem-existir-no-futuro

Gente, já pensou como as profissões mudaram nessas últimas décadas? Condutor de bonde já era, leiteiro e datilógrafo idem. Você já se perguntou quais são as profissões que vão existir no futuro próximo? Pois um orgão do Governo Canadense investigou quais seriam os trabalhos por volta de 2030. Vamos a alguns deles!

Nostalgista

Ele é um designer de interiores e seus projetos serão casas de repouso, apartamentos ou casas particulares para que vão passar por uma adaptação para se parecerem com os ambientes das décadas preferidas dos idosos. Seja uma sala de estar pequena em 1970 a um quarto de criança em 1980.

Tele-cirurgião

As cirurgias à distância já começaram a aparecer nos noticiários e devem se tornar necessárias para tratar pacientes em locais remotos. Combinando as ferramentas da cirurgia robótica e redes de alta velocidade, estes cirurgiões vão operar as pessoas usando os robôs comandados pela internet, direto de seus consultórios.

Recuperador da Natureza

O novo agricultor vai ser chamado de Re-Wilder, algo como, o “Refazedor da Natureza”. O seu trabalho é desfazer os danos ambientais nas zonas rurais causados ​​por pessoas, fábricas, carros e o próprio uso do solo para o plantio.

Engenheiro de Energia Renovável

Em breve a demanda por energia renovável vai alcançar níveis comerciais e vamos precisar de profissionais que saibam criar e gerenciar os projetos de geração desta energia. Mas não se engane, como a maioria das instalações deste tipo são em lugares remotos e precisam de manutenção constante, somente pessoas com alto grau de resistência vão poder se candidatar.

Especialista em Simplicidade

Simplificar e racionalizar os processos das empresas. Esse é o objetivo deste profissional. Se um trabalho era feito em trinta processos, ele vai reduzir para dez. Parte designer, parte matemático, parte sociólogo, os melhores especialistas em simplicidade vão precisar de uma compreensão de como os seres humanos trabalham.

Conselheiro em Robôs

Um conselheiro em robótica vai ser o responsável por integrar robôs e seres humanos nas casas do futuro. Ele vai escolher a unidade robótica ideal para sua casa e dar todas as dicas para que ele se encaixe na sua rotina com o mínimo de estresse.

Planejador Urbano

O custo crescente de vida tem colocado novos limites sobre como nós projetamos e construímos nossas cidades. Criar cidades verdes, planejadas para as pessoas viverem com qualidade e baixo custo energético vão ser os desafios deste planejador.

Media Remixer

Os Remixadores de Mídia serão profissionais que vão recombinar vídeo, áudio, imagens e material de realidade aumentada para criar campanhas de marketing, ferramentas educacionais, produções para entretenimento etc.

Fazendeiro Urbano

Trazer os seres humanos para mais perto da comida que comem é um dos objetivos desta profissão. Conseguir incluir na arquitetura das cidades os locais de cultivo agrícola, criando espaços e tecnologias de produção otimizada de alimentos é um dos caminhos possíveis.

Analista de transportes automáticos

O trânsito é um problema urgente a ser resolvido e uma das soluções que apontam para o futuro são os veículos que se dirigem sozinhos. Vamos precisar de analistas para fazer o acompanhamento e solucionar os problemas do sistema de transporte automático com um toque humano e de forma eficiente.

É amigos, nossas vidas já mudaram muito nesses últimos anos e parece que vão mudar cada vez mais e mais rápido nos próximos.

Você gostaria de mudar de carreira e trabalhar com alguma destas novas profissões? Qual delas?