10 dicas e curiosidades sobre o Android 5.0 Lollipop

10-dicas-e-curiosidades-sobre-o-android-5-0-lollipop

Se você achava que o Android 5.0 Lollipop tinha apenas como principal novidade o Material Design, que deixou o sistema com visual diferente, pode ter certeza que há muito mais mudanças por trás da atualização do que você imagina, viu?! Só pra você ter uma ideia, além das melhorias no recebimento de chamadas, você tem novas formas de travar o aparelho e até um joguinho escondido. 😉

1. Tap & Go

O recurso Tap & Go está ativo e você já pode transferir os seus dados entre aparelhos. Por exemplo, agora se você quiser já pode transferir sua conta e configurações de um smartphone antigo para um novo que esteja rodando Android 5.0, bastando encostar um no outro.

2. Configurações

A cada versão do Android, mais funcionalidades são adicionadas e, com isso, mais opções para configurar ficam disponíveis no aparelho. Para evitar uma bagunça e facilitar o acesso, o Android Lollipop passou a permitir busca de itens do menu de configurações. Você só precisa acessar o app e digitar uma palavra-chave no topo da página para filtrar resultados.

3. Novos Atalhos

Olha que legal! Agora há botão dedicado para lanterna e um acesso novo para Wi-Fi e dados que, ao serem clicados, não levam às configurações do Android, mas a uma tela dentro da própria área de notificações. Bom né, gente?!

Ahh! Além disso, os atalhos estão mais inteligentes: se a pessoa ativar o roteamento Wi-Fi nas configurações, por exemplo, um botão para acesso rápido aparece na cortina e fica lá se ele permanecer sendo usado. Se não o for em cerca de 30 dias, ele desaparece automaticamente.

4. App de relógio muda de cor com o passar do dia

Olha só que fofo! O novo app de relógio muda de cor com o passar do dia. Pela manhã, a interface é azul clara e vai escurecendo aos poucos, passando para um tom azul escuro e ficando roxo no fim da noite. Adorei!

5. Ligações não intrusivas

A gente sabe que smartphones não servem mais prioritariamente para ligações né?! E o Android 5.0 segue essa tendência ao colocar as notificações de chamadas recebidas em segundo plano, com um pop-up que aparece no topo da tela. Assim, a pessoa pode escolher rejeitar a chamada sem interromper sua atividade em curso, como um game, por exemplo. rs…

6. Texto com alto contraste e ajuste para daltônicos

Eu achei essa funcionalidade genial! A acessibilidade do Android deu um passo à frente na versão 5.0 ao permitir fazer ajustes para quem tem deficiências em identificar certas cores, como daltônicos. A pessoa pode recorrer a correção para deuteranonalia, protanomalia ou tritanomalia, além de inversão de cores e texto em alto contraste.

7. Apps recentes não vão embora com reset

A visão de apps recentes mudou no novo Android, ganhando uma organização em forma de cards. Mas, não foi só isso que mudou. Se antes esses apps significavam espaço ocupado na memória RAM, o que encorajava pessoas a tirarem eles dali, o Lollipop já trata diferente, já que eles não somem mesmo depois um reset no aparelho.

8. Surround sound

Para quem gosta de assistir filmes com som de alta qualidade no smartphone ou tablet, a novidade do sistema está no suporte a surround sound, desde que esteja disponível no arquivo de vídeo. O recurso pode ser ativado nas configurações do app Play Filmes 😉

9. Smart Lock

O Google uniu o Face Unlock do Android 4.0 a novos recursos para criar um Smart Unlock, um conjunto de formas de destravar o telefone de forma simples. Legal, né?! Fazendo as configurações necessárias, é possível desbloquear o telefone automaticamente com identificação facial ou com dispositivos Bluetooth pareados. E uma atualização ainda trouxe desbloqueio geolocalizado para desativar senhas quando o usuário estiver em casa.

10. Jogo “Flappy Droid” escondido

Ah! Esta você vai curtir! Olha só, a cada nova versão do Android, o Google inclui um easter egg no menu “Sobre o telefone (ou tablet)”, geralmente com uma animação que represente a sobremesa da vez. No “Lollipop”, além disso há um joguinho escondido, que imita o famoso game Flappy Bird. Para acessar ele, você só tem que tocar algumas vezes em “Versão do Android”, e em seguida, várias vezes no pirulito até ele crescer, rs… Depois segurando alguns segundos até que o jogo apareça na tela.

E aí, o que você achou destas curiosidades do Android 5.0 Lollipop